Muito bem, isso sim é um orgulho Curitibano. Isso que demonstra o grande apoio que o Prefeito dá, que os governantes em geral dão.
Pois bem, esse foi assunto, na verdade, de um trabalho de uma amiga, e eu para ajudá-la sai numa praça aqui de Curitiba, e fiz algumas perguntas a um morador de rua que encontrei, que cá entre nós, não é muito difícil de encontrar.
O nome dele é Jose Oliveira e ele tem 32 anos. Então, perguntei:
De onde o senhor é, e por que veio pra Curitiba?
Sou de uma cidade do Piauí, chamada Alta lagoa. Vim para Curitiba para melhores condições de vida, e isso eu acho que muita gente que vem do Norte e Nordeste quer.
E como conseguiu chegar aqui?
A minha filha, vendi muitas coisas minhas, emprestei dinheiro de parentes, e a única coisa que eu quero é trabalhar, pagar a todos que devo e trazer minha mulher e meus filhos para cá
O senhor está aqui a quanto tempo ?
Sou um morador de rua recente [risos] estou a um mês e meio se não me engano.
E quanto ao incentivo da prefeitura e do governo? Eles vêem vocês aqui, estão se importando?
Incentivo minha filha? Eles nem devem saber o que isso significa.
E aquelas Kombis da prefeitura que leva moradores de rua, como você, para abrigos, ja apareceu por aqui?
Eu nunca vi essa Kombi, e muitos moradores reclamam que ela não vem até nós, porque muitos estão interessados em sair dessa vida.
Bom, eu fiz mais algumas perguntas. Esse homem tinha uma boa educação, falava bem, só dei algumas melhoradas nas respostas.
Muito bem, o problema está ali, concreto. Vejo que há algumas instituições que estão trabalhando especialmente para a ajuda desses moradores de rua.
Mas é claro, sempre há um problema, a falta de incentivo.
Há uma associação Franciscana aqui em Curitiba que da comida e abrigo a esses moradores de rua. Porém está tudo 'lotado', então eles acabam voltando para as ruas.
Eu acho que a Prefeitura nem sabe da existência dessas associações, muitos dos 'donos' delas pedem incentivo a prefeitura, que sinceramente, acho que não chega nem aos ouvidos do ultimo assessor do prefeito [caso não saibam ele tem 7, rs]
E as Kombis, confesso, já vi elas algumas vezes, mais elas nunca obtém muito sucesso para 'pegar' esses moradores de rua.
E só por curiosidade, essa noticia, novamente, passou na TV Paraná Educativa, que é, digamos, 'exclusiva' do excelentíssimo governador Requião . Pelo menos, o prefeito Beto Richa e o governador Requião poderiam deixar essa rivalidade política ridícula de lado, se unir, e ajudar a essas associações e a esses moradores de rua.
Coisa que eu acho, MUITO improvável, afinal Requião nunca leva desaforo pra casa, mais aplicar o desaforo é o que ele faz de melhor. Beto já tentou parar com essa rivalidade ano passado, mais começou de novo mês passado.
Isso é uma coisa que eu não quero ver, por exemplo, quando tiver meus filhos, afinal, todos conhecem Curitiba só pelos pontos turísticos, ninguém conhece a verdadeira Curitiba.
Pode ser que alguns moradores de rua, sejam que nem esse que eu entrevistei, mas muitos são revoltados e violentos, daqueles que se passa do lado na rua começa a falar mal, te seguir. Isso não muda tão facilmente, mais quem sabe, algum dia, surja uma pessoa inteligente, que saiba realmente governar e se preocupe, de o apoio finaceiro devido pelo menos pra isso.
Sei que esse problema, é lógico, não é só aqui em Curitiba, em todas as cidades do Brasil têm, mais eu como Curitibana, tenho que falar disso aqui .
Mais uma coisa, a cidade do morador de rua, por um acaso, é uma das 10 cidades do nordeste que são alvos de corrupção : http://migre.me/3qdA
------------------------------------------------------
Bom, como de costume, li a página política, e duas colunas do ET Cetera me chamaram atenção...
- Aliás...
'' Requião está ficando chato e repetitivo com a adjetivação universal de ''canalha''. Para ele, a imprensa é canalha, a oposição também, o antecessor igualmente, os que discordam de si idem. Para auxiliá-lo a enriquecer o vocabulário, a coluna sugere outros sinônimos que estão no dicionário Aurélio: ''reles'', ''vil'', ''infame'', ''velhaco''.
- Justificativa
'' Em surto, Requião disse que o abuso cometido pela educativa é um direito seu: ''Querem cobrar do governador o silêncio obsequioso, o silêncio canalha, o silêncio covarde'', sintetizou. Hoje se percebe que os tais ''objetivos jornalísticos'' da TVE representam apenas mais de suas mentiras..
Que orgulho, imaginem o que ele não falou ontem ?!
Governador, não tenho nada contra você, rs, só é um fato concreto e escrito o que está acontecendo.
Off : Obrigada pelos comentários e incentivos no post anterior gente :D
A triste realidade da nossa capital...
ResponderExcluirInfelizmente, o descaso de nossos governantes é explícito... e depender deles vai cansar... no meu ponto de vista, a solução mais eficaz é a nossa rebelião e a morte de todos esses governantes porcos...
Como diria o filósofo francês Denis Diderot, a mais de 200 anos atrás, "A miséria do mundo só irá acabar quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre..."
Ótimo post Rafinha!
ResponderExcluirBrincadeiraa ;)
Bjosz Aryane...
Infelizmente a realidade é chocante. Na frente do estação,entre as 19h 20h, estava com uns amigos comendo esfiha então como de praxe apareceu um morador de rua, aparentemente faminto, então dividimos as esfihas com ele enquanto ele contava um pouco de sua história. A maioria é como você falou, vieram de outras cidades em busca de emprego, em busca de um sonho. É triste.
ResponderExcluiralguns dados que podem t interessar
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/06/18/ult5772u4389.jhtm (Com pesquisa, campanha cobra levantamento do governo sobre crianças e adolescentes em situação de rua
)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u396835.shtml (Maior parte dos moradores de rua é masculina e trabalha, mostra pesquisa Publicidade)
www.twitter.com/hpizaia
www.hideias.blogspot.com